Plataforma Digital

POSITIVO ON
O Positivo On é a plataforma de aprendizagem da Editora Positivo que dispõe de um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos.

Há um consenso de que cada indivíduo tem uma forma de aprender e compreender os conteúdos e conhecimentos e interagir com eles. Sendo assim, existe a necessidade de valorizar o conhecimento prévio dos estudantes, levando em consideração o ritmo, as características e as competências dos estudantes durante todo o processo de aprendizagem.

Com base nessas considerações, entra em cena o Ensino Personalizado. Se aprendemos de forma diferenciada, é importante que haja também novas metodologias, estratégias e possibilidades de ensinar e orientar os estudantes. A proposta do ensino personalizado é aproximar os saberes e as vivências dos estudantes aos conhecimentos escolares de forma diversificada e significativa. O uso de tecnologias pode favorecer e auxiliar neste processo, e podemos citar como exemplo a plataforma virtual de aprendizagem Positivo On. A seguir, algumas ferramentas presentas nas plataformas digitas:

Trilhas de aprendizagem
As trilhas de aprendizagem são agendadas pelos professores, diretamente na plataforma digital, e os alunos devem realizá-las durante o período programado. Essas trilhas são compostas por 5 etapas:
1. SONDAGEM: etapa para aferir quanto o aluno domina o conteúdo que será trabalhado pelo professor.
2. REFORÇO: com base no resultado da sondagem, o aluno pode receber conteúdo para revisar e complementar seu conhecimento.
3. CONTEÚDO: é a etapa em que o aluno tem acesso a todo o conteúdo principal trabalhado no livro didático.
4. AVALIAÇÃO: o aluno irá realizar uma avaliação relacionada ao conteúdo estudado.
5. SAIBA MAIS: oferece para o aluno a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o que foi estudado nas etapas anteriores.
São percursos pedagógicos previamente planejados, desenvolvidos para melhorar a performance de aprendizagem dos alunos. As trilhas têm origem no conjunto de conteúdos abordados nos materiais didáticos de cada disciplina.

Realidade aumentada
Imagine ter a oportunidade de viajar pelo sistema solar ou explorar um sítio arqueológico sem sair do lugar? Agora imagine fazer tudo isso sem sair da sala de aula! Isso já é possível com a utilização da Realidade Aumentada (RA).
Essa tecnologia permite a integração do mundo real com o mundo virtual. E como acontece? Por meio do aplicativo Realidade Aumentada Positivo, a câmera do dispositivo eletrônico, smartphone ou tablet, capta uma imagem e gera projeções gráficas digitais que possibilitam melhorar o entendimento do conteúdo e, até mesmo, interagir com a representação.
A RA enriquece o aprendizado dos alunos, além de tornar as aulas muito mais interativas e atrativas, já que é possível demonstrar conteúdos complexos de maneira mais clara.

QRCode
Com essa ferramenta presente tanto na apostila dos alunos, com conteúdos próprios para eles, como na apostila dos professores, com conteúdos específicos para professores, mostra-se uma grande aliada da tecnologia com o dia a dia da sala de aula.
O QRCode indica a possibilidade de uso de recursos multimídias (textos complementares, áudios, vídeos, games, infográficos, etc..), de acordo com a idade e conteúdo trabalhado em cada turma. Com o aplicativo RA Positivo, os alunos podem acessar esses conteúdos de forma fácil e rápida, colaborando com a dinâmica e aprendizagem das turmas.

Atividades na plataforma
Com a ferramenta de atividades, o professor poderá criar e enviar tarefas aos alunos de acordo com o volume e a unidade que estão sendo trabalhados.
Por meio de recursos externos ou consulta a um banco de recursos internos, o professor conseguirá criar etapas para as atividades, com a possibilidade de entrega do trabalho por meio da ferramenta.
Nessas atividades poderão ser adicionados links, vídeos, conteúdo multimídia do banco de recursos e anexar arquivos, para que os alunos realizem essas atividades em casa ou em sala de aula. No calendário, os alunos terão acesso ao dia do agendamento, a explicação das atividades e data de entrega.

Plataforma Digital
Nessa plataforma, os alunos têm acesso a conteúdos, livros, objetos virtuais de aprendizagem, atividades e avaliações que podem ser agendadas pelos professores. Todas as atividades on-line, que são agendadas pelo professor e realizadas pelos alunos, geram relatórios de desempenho, o que facilita o acompanhamento individual de cada aluno.
A partir dessas informações, o professor pode delinear estratégias de ensino que atendam às características e necessidades de cada estudante.