POSITIVO ON
O Positivo On é a plataforma de aprendizagem da Editora Positivo que dispõe de um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos.
Há um consenso de que cada indivíduo tem uma forma de aprender e compreender os conteúdos e conhecimentos e interagir com eles. Sendo assim, existe a necessidade de valorizar o conhecimento prévio dos estudantes, levando em consideração o ritmo, as características e as competências dos estudantes durante todo o processo de aprendizagem.
Com base nessas considerações, entra em cena o Ensino Personalizado. Se aprendemos de forma diferenciada, é importante que haja também novas metodologias, estratégias e possibilidades de ensinar e orientar os estudantes. A proposta do ensino personalizado é aproximar os saberes e as vivências dos estudantes aos conhecimentos escolares de forma diversificada e significativa. O uso de tecnologias pode favorecer e auxiliar neste processo, e podemos citar como exemplo a plataforma virtual de aprendizagem Positivo On. A seguir, algumas ferramentas presentas nas plataformas digitas:
• Trilhas de aprendizagem
As trilhas de aprendizagem são agendadas pelos professores, diretamente na plataforma digital, e os alunos devem realizá-las durante o período programado. Essas trilhas são compostas por 5 etapas:
1. SONDAGEM: etapa para aferir quanto o aluno domina o conteúdo que será trabalhado pelo professor.
2. REFORÇO: com base no resultado da sondagem, o aluno pode receber conteúdo para revisar e complementar seu conhecimento.
3. CONTEÚDO: é a etapa em que o aluno tem acesso a todo o conteúdo principal trabalhado no livro didático.
4. AVALIAÇÃO: o aluno irá realizar uma avaliação relacionada ao conteúdo estudado.
5. SAIBA MAIS: oferece para o aluno a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o que foi estudado nas etapas anteriores.
São percursos pedagógicos previamente planejados, desenvolvidos para melhorar a performance de aprendizagem dos alunos. As trilhas têm origem no conjunto de conteúdos abordados nos materiais didáticos de cada disciplina.
• Realidade aumentada
Imagine ter a oportunidade de viajar pelo sistema solar ou explorar um sítio arqueológico sem sair do lugar? Agora imagine fazer tudo isso sem sair da sala de aula! Isso já é possível com a utilização da Realidade Aumentada (RA).
Essa tecnologia permite a integração do mundo real com o mundo virtual. E como acontece? Por meio do aplicativo Realidade Aumentada Positivo, a câmera do dispositivo eletrônico, smartphone ou tablet, capta uma imagem e gera projeções gráficas digitais que possibilitam melhorar o entendimento do conteúdo e, até mesmo, interagir com a representação.
A RA enriquece o aprendizado dos alunos, além de tornar as aulas muito mais interativas e atrativas, já que é possível demonstrar conteúdos complexos de maneira mais clara.
• QRCode
Com essa ferramenta presente tanto na apostila dos alunos, com conteúdos próprios para eles, como na apostila dos professores, com conteúdos específicos para professores, mostra-se uma grande aliada da tecnologia com o dia a dia da sala de aula.
O QRCode indica a possibilidade de uso de recursos multimídias (textos complementares, áudios, vídeos, games, infográficos, etc..), de acordo com a idade e conteúdo trabalhado em cada turma. Com o aplicativo RA Positivo, os alunos podem acessar esses conteúdos de forma fácil e rápida, colaborando com a dinâmica e aprendizagem das turmas.
• Atividades na plataforma
Com a ferramenta de atividades, o professor poderá criar e enviar tarefas aos alunos de acordo com o volume e a unidade que estão sendo trabalhados.
Por meio de recursos externos ou consulta a um banco de recursos internos, o professor conseguirá criar etapas para as atividades, com a possibilidade de entrega do trabalho por meio da ferramenta.
Nessas atividades poderão ser adicionados links, vídeos, conteúdo multimídia do banco de recursos e anexar arquivos, para que os alunos realizem essas atividades em casa ou em sala de aula. No calendário, os alunos terão acesso ao dia do agendamento, a explicação das atividades e data de entrega.
• Plataforma Digital
Nessa plataforma, os alunos têm acesso a conteúdos, livros, objetos virtuais de aprendizagem, atividades e avaliações que podem ser agendadas pelos professores. Todas as atividades on-line, que são agendadas pelo professor e realizadas pelos alunos, geram relatórios de desempenho, o que facilita o acompanhamento individual de cada aluno.
A partir dessas informações, o professor pode delinear estratégias de ensino que atendam às características e necessidades de cada estudante.