Projeto Conquista: Educação Financeira e Empreendedorismo

Nossa escola acredita em um aprendizado ativo, onde o aluno é protagonista. Acreditamos que o aluno constrói o seu conhecimento através da interação com tudo em sua volta. O Projeto Conquista traz um ganho significativo tanto no desempenho acadêmico como na sua formação.

Trabalhamos no Projeto Conquista com a Educação Financeira e o Empreendedorismos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental I até o 9º ano do Ensino Fundamental II. As duas abordagens se complementam e tem como objetivos formar indivíduos que saibam aproveitar as oportunidades, inovar, planejar, arriscar, acreditar em uma ideia e transformá-la em realidade e auxiliar qualquer pessoa a lidar com o dinheiro de forma saudável no decorrer de toda a vida.

A Educação Financeira trata da forma como um indivíduo, uma família ou sociedade administra sua renda. Diariamente, decisões financeiras são tomadas, e estas têm impacto na vida pessoal dos indivíduos. Com informação, formação e orientação claras, as pessoas adquirem as competências e os valores necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos sobre o uso do dinheiro para, então, fazerem escolhas bem embasadas. Portanto, qual é a impotência de trabalhar a Educação Financeira com os jovens? Quanto mais cedo, melhor, porque a ideia é evitar a formação de uma geração de endividados no futuro. Assim, eles serão a base de um país mais justo, equilibrado e sustentável.

O empreendedorismo busca auxiliar e formar pessoas criativas, caracterizada pela capacidade de fixar metas para si e alcançá-las. As características de comportamento dos empreendedores de sucesso são as seguintes: Busca de oportunidade e iniciativa; Exigência de qualidade e eficiência; Correr riscos calculados; Persistência; Comprometimento; Estabelecimento de metas; Busca de informações; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança. Diante da importância do empreendedorismo, espera-se que as características empreendedoras possam se disseminar em um número de pessoas cada vez maior, gerando oportunidades e riquezas para a sociedade.

A partir disso, sensibilizamos os alunos para o empreendedorismo e para a educação financeira, incentivando-o a vivenciar situações relativas à condução de um negócio, bem como a desenvolver habilidades necessárias a um empreendedor e para perceber como lidar com o dinheiro que, afinal, faz parte de nosso dia a dia.