Ensino Fundamental I - Anos iniciais
Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o Colégio Cata-Vento oferece uma nova organização para o trabalho, sempre apontando para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação prevê tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. O trabalho dos professores visa à adaptação dos alunos à rotina e às demandas escolares mais complexas, assim como à construção de novas competências, que serão úteis em toda a sua vida escolar.

Nessa fase, as crianças assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo, desenvolvendo maior desenvoltura e maior autonomia nos movimentos e deslocamentos que ampliam suas interações com o espaço; a relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática; a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela. A afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem resulta em formas mais ativas de se relacionarem com esse coletivo e com as normas que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e pela valorização das diferenças.

Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço. Os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.

No Colégio Cata-Vento, valorizamos muito a parceria com a família. Entendemos que a formação dos alunos – ética, para a vida escolar ou em sociedade – será mais orgânica e segura se eles crescerem sabendo que todos estão juntos nesse processo. As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas. O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

As reuniões de pais, coletivas ou individuais, são planejadas para informá-los não só sobre o que acontece em classe, mas também sobre processos desenvolvidos nas diferentes séries. Abordam-se o desenvolvimento acadêmico e pessoal do aluno, ficando nas particularidades de cada um, consolidando uma efetiva parceria nessa formação. Além disso, o boletim é o documento individual que comunica aos pais a avaliação do aluno – seu desempenho nas áreas trabalhadas em função dos objetivos de cada área e dos critérios utilizados.

As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

As disciplinas desta etapa estão agrupadas em áreas do conhecimento:
• Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa)
• Ciências da Natureza (Ciências)
• Ciências Humanas (História e Geografia)
• Filosofia

Nosso currículo promove o constante desenvolvimento das habilidades socioemocionais, estimulando as crianças a identificar seus talentos, necessidades e desejos – assim como as de seus pares. Pretendemos criar um ambiente no qual os alunos respeitem e apreciem as diferenças e em que a colaboração ocorra de forma natural e espontânea.

A avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem, por meio da observação em sala de aula e das avaliações semanais, P1 e P2. Com isso, podem reorganizar as situações de aprendizagem de modo a favorecer esse processo.